Semana passada foi registrado uma epidemia do virús Influenza A subtipo H1N1 (popularmente conhecido como gripe suína) que aumentou o numero de mortes, de 2.656 para 2.829 mortes no México.
Ao todo, 34 países registraram 7.520 casos de contaminação da doença. Os EUA têm mais da metade dos casos de gripe suína registrados em todo mundo: 4.298, incluindo três mortes (um bebê mexicano e uma professora americana no Texas e um homem em Washington).
Na Europa, houve um aumento do número de casos da gripe suína para 234, sendo 66 transmitidos dentro do próprio continente.
O Canadá teve um grande aumento de casos, avançando de 389 para 449. O país mantém ainda o registro de uma vítima da doença, uma mulher da Província de Alberta.
A Costa Rica também manteve seus números da gripe, com uma morte e oito casos confirmados.
A novidade é a Bélgica, 34º país a registrar um caso da gripe suína e, como na maioria dos casos na Europa, o paciente é um turista que visitou recentemente a América do Norte.
Outros paises com casos da doença:
- Argentina (1)
-Austrália (1),
-Áustria (1),
-Brasil (74),
-China (4),
-Colômbia (10),
-Cuba (3),
-Dinamarca (1),
-El Salvador (4),
-Finlândia (2),
-França (14),
-Alemanha (12),
-Guatemala (3),
-Irlanda (1),
-Israel (7),
-Itália (9),
-Japão (4),
-Holanda (3),
-Nova Zelândia (7),
-Noruega (2),
-Panamá (40),
-Polônia (1),
-Portugal (1),
-Coreia do Sul (3),
-Espanha (100),
-Suécia (2),
-Suíça (1),
-Tailândia (2),
-Reino Unido (71).
Mais sobre o vírus h1n1:
Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
A gripe tem cura?
Tem tratamento.
E quem chegou de viagem?O que devo fazer?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.
Corro risco de viajar aos países atingidos?
Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.
Muito bom o trabalho de vocês...
ResponderExcluirEscrevam as datas do fato...